quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os 11 melhores livros que li em 2011


AVISO:
É, eu sei, listas no final do ano são o ápice dos clichês. Mas eu fiz assim mesmo.

AVISO 2:
Pelo menos eu me limitei a apenas um comentário (eu economizando palavras é novidade)
 e vou te poupar de ter que ler uma “resenha” para cada livro .

AVISO 3:
Sim, este é um daqueles posts que têm mais imagens que palavras.

AVISO 4:
Eu cometi a idiotice de eleger os melhores, mas me poupei o esforço e a babaquice de ficar classificado do “menos melhor” para o “mais melhor”. Os livros estão organizados de maneira cronológica, conforme fui lendo durante o ano.

E dito isso é melhor começar logo esta bodega


O Vampiro Armand

Diga o que quiser, apesar de toda a bichice e putaria, ninguém deu alma a seus vampiros como Anne Rice. E nenhum dos vampiros de Anne Rice tem a alma mais atormentada que Armand. Além disso, a história de um cara que sai de Kiev, vira vampiro em Veneza e ganha a cara o Antonio Bandeiras (no filme Entrevista com o Vampiro) em Paris merece ser lida.





O Restaurante no Fim do Mundo / A vida, O Universo, e Tudo Mais / Até mais, e obrigado pelos peixes / Praticamente Inofensiva
Li O Guia do Mochileiros das Galáxias em 2010 e no começo deste ano a Bruna pegou uma puta promoção e fez um dos melhores negócios do ano: a série do Mochileiro por 19,90.
O mais foda de tudo é que Douglas Adams faz piada para falar sério. Depois de viajar pelos recantos mais longínquos e insólitos com Arthur Dent é impossível não parar pra pensar na nossa insignificância perante a grandiosidade do universo.


O Casamento do Céu e do Inferno
Só pra não dizer que eu não leio poesia.
E resumir este livro num único comentário é sacanagem. Principalmente se comparado ao talento do Blake que em quatro linhas conseguiu resumir absolutamente tudo:

Num grão de areia ver um mundo
Na flor silvestre a celeste amplidão
Segunda o infinito em sua mão
E a eternidade num segundo.



Sangue Quente

Uma história sobre um zumbi em crise existencial e fã do Sinatra é bem o meu tipo de livro. E como já brisei sobre o livro aqui no blog nem vou dizer mais nada. 

Interessados em maiores informações clicar AQUI.






Trilogia Jogos Vorazes
Suzanne Collins escreve para adolescentes, mas nem por isso subestima o cérebro do leitor. 
Como o @JogosVorazes_BR  disse, Jogos Vorazes deveria cair no vestibular. Vários temas para abordar: poder, opressão, governo, controle, sociedade, mídia, etc.

O primeiro livro da trilogia foi adaptado para os cinemas e estreia ano que vem, então bora ler antes que estoure mais do que já está estourado e a modinha e histeria deprecie tudo.


Marina
Depois de ler A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo eu fiquei com a impressão de que Carlos Ruiz Záfon é capaz de escrever um ótimo livro sobre uma sala vazia. Depois de ler Marina essa impressão virou certeza.  Não que suas histórias sejam vazias, muito pelo contrário, mas a maneira como ele descreve, as escolhas das palavras dão a impressão de que qualquer coisa vista e contada pelo Sr Záfon fica muito mais interessante do que vista pelos olhos dos desprovidos de poesia em sua prosa (trocadilho vagabundo, mas não pude evitar).

E apesar de não se julgar um livro pela capa, tenho que dizer que a capa do livro Marina é uma das mais sinistras que eu já vi.

É isso. Estes foram os melhores livros que ora doparam meu cérebro, ora esclareceram minha mente em 2011. 
Que 2012 traga mais livros deste calibre.



3 comentários:

  1. Vou ler todos esses livros em 2012, você me empresta? hahaha
    Foda o post!

    ResponderExcluir
  2. de 2001??? só reparei isso qdo fui compartilhar... rs

    acho q nunca li nenhum desses livros...
    mas indicação sua é sempre coisa boa... então acredito q realmente devem ser mto foda!!!

    ResponderExcluir
  3. Bru, vc já leu Sangue Quente então só falta 10.

    E valeu por avisar, Rafa. Já arrumei o erro de digitação.

    ResponderExcluir