quinta-feira, 8 de setembro de 2011

QUANTO VALE O SER HUMANO


Provavelmente você já escutou alguém dizer “fulano não vale nada” ou “fulano não vale o que come”. Provavelmente você já escutou isso várias vezes.
            
Acontece que, segundo um bioquímico da Universidade de Yale nos Estados Unidos, as frases que acima aparecem entre aspas estão cientificamente incorretas.
            
E destaco aqui a minha admiração pelo raciocínio lógico dos cientistas. Se me fosse dada a tarefa de calcular o valor de um ser humano, a minha primeira referência para calcular o valor seria a pergunta “quem é o ser humano a ser calculado?”, provavelmente eu estipularia valores mais altos para aqueles que eu mais estimo e ninguém valeira mais do que a minha – porque minha mãe é quase uma santa, quando ela morrer (e eu rezo para que isso demore muitos anos para acontecer) ela vai direto para a ala dos fumantes no céu.
            
Já o bioquímico que se propôs a calcular o valor de cada ser humano partiu do ponto de que todos somos iguais pois temos a mesma constituição química, e foi justamente a constituição química do nosso corpo que ele usou como base para calcular o “preço” de um ser humano.
         
Primeiro ele levantou uma lista de tudo que faz parte da nossa constituição: DNA humano, colágeno, hemoglobina, insulina e mais uma série de “inas” e outras substâncias que formam nosso corpo. Após verificar o valor do grama de cada uma das substâncias da lista, ele calculou a proporção de cada uma delas no nosso organismo e a partir daí encontrou o valor do grama do corpo humano: R$ 466,52.
           
 Após achar o valor médio de um grama do corpo humano, o bioquímico tomou como exemplo uma pessoa de 79 kg. Como o nosso corpo consiste em 68% de água, ele extraiu a quantidade de água de um corpo humano de 79 kg e obteve a biomassa (peso seco) de 24 kg e 436 gramas. Multiplicando o valor do grama pelo peso seco ele obteve como resultado que uma pessoa de 79 kg vale em média R$ 11.399.882,72.
            
Transformando os números em palavras este valor fica mais impressionante ainda: onze milhões trezentos e noventa e nove mil oitocentos e oitenta e dois reais e setenta e dois centavos.
            
Imagine se neste exato momento você tivesse R$ 11.399.882,72, e em seguida pense que, segundo o nosso amigo de Yale, cada ser humano, incluindo eu e você, de fato dispõe mais ou menos deste valor espalhado por todas as suas células.
            
Este é um pensamento estranho, que se levado a sério e ruminado por muito tempo faz o cérebro dar nó. Seguindo esta linha de raciocínio posso dizer que sempre que abraço alguém estou abraçando onze milhões trezentos e noventa e nove mil oitocentos e oitenta e dois reais e setenta e dois centavos; quando estou dentro de um carro aguardando o semáforo ficar verde e vejo outro motorista parado ao meu lado e um pedestre atravessando a rua, na verdade estou vendo onze milhões trezentos e noventa e nove mil oitocentos e oitenta e dois reais e setenta e dois centavos parados ao meu lado esperando o semáforo abrir enquanto onze milhões trezentos e noventa e nove mil oitocentos e oitenta e dois reais e setenta e dois centavos atravessam a faixa de pedestre; aquele número esmagador de pessoas que morreram nas guerras ou as que foram vitimas do descaso dos que estão no poder e morreram de fome ou de doenças que poderiam ser curadas se houvesse interesse político nisso, todas elas constituem um rombo incalculável nos cofres da humanidade.
           
De fato uma linha de raciocínio muito estranha esta.


Num mundo onde o que prevalece são as cifras e os lucros, estipular o valor de cada ser humano é algo realmente significativo, pois ninguém é louco o bastante para desprezar, ferir ou mesmo matar onze milhões trezentos e noventa e nove mil oitocentos e oitenta e dois reais e setenta e dois centavos.

2 comentários:

  1. isso foi maldade...
    agora to tendo ver qto eu valho, até pq foi usado uma pessoa de 79kg e eu tenho 59kg... mas pelo meu cérebro brilhante, eu deveria valer muito mais, não????

    ResponderExcluir
  2. Ah sim. Se for p/ calcular todas as perolas q tem dentro do seu cérebro, aí o valor muda drasticamente.

    ResponderExcluir