quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

7 filmes que me fizeram ter pesadelos


AVISO:
Esta lista (inútil) é sobre filmes que me fizeram ter pesadelos e não necessariamente sobre filmes de terror. Aviso logo que Jason, Freddy Krueger e o velho decrépito de Jogos Mortais não habitam este post (muito embora habitem os pesadelos de meio mundo).

E dito isso comecemos logo a bagaça da lista

A História Sem Fim
Dizem que a primeira impressão é a que fica. Eu sou a prova de que nem sempre é assim.

Hoje eu sou viciada em filmes, mas a primeira vez que meus pais me levaram para ver um filme e eu vi A História Sem Fim se desenrolar na tela, eu abri o berreiro e não teve o que me convencesse a calar a boca.

O trauma de filme não resistiu no meu cérebro, já o trauma de A História Sem Fim... Só de olhar pra foto deste dragão que mais parece um poodle escovado gigante já me dá agonia.



Fogo no Céu
Hoje em dia se assistisse esse filme eu ia passar as quase duas horas dele falando besteira, mas na época eu tinha no máximo uns 10 anos de idade, então a história do lenhador que é levado por um jato de luz, sequestrado, examinado e sei lá mais o que “ado” por ETs me deixou bem impressionada.
Além dissos reza a lenda que o filme é baseado em história real. E todo mundo sabe que pesadelos com ETs são os mais ruins de pior.


Aqui o bagulho começa a ficar sério.
O filme canadense conta a história de Yannick Bérubé, estudante de cinema (tinha que ser) que ao tentar filmar as ruas de seu novo bairro e andar de bicicleta ao mesmo tempo acaba se estabocando no chão. Todo estropiado, o ciclegrafista (mistura de cinegrafista com ciclista) vai pedir ajuda justo na casa de um taxista que pensa que está fazendo justiça matando aqueles que ele julga nocivos à sociedade e ao bom funcionamento do mundo.
O que assusta é que o vilão da história é um cara normal, pai de família e com cara de tonto. Em vez de corpos multilados ou serial killer pulando do nada, o terror aqui é psicológico.
Como Yannick acaba vendo mais do que devia, Jacques Beaulieu (o taxista com cara de tiozão) o mantém preso em sua casa e todas as noites o desafia para uma partida de xadrez, deixando cada vez mais claro que Yannick pode até fugir mas jamais irá vencê-lo.

A cereja do bolo é uma partida de xadrez onde as peças são corpos embalsamados. É pra fazer ter pesadelos e revisar o estômago (não necessariamente nesta ordem).



A Chave Mestra
Colocam aquela loirinha que só faz comédia romântica pra fazer filme de suspense e o resultado só podia ser pesadelo mesmo.
E prova de que todo protagonista de filme de terror é um azarão é que, entre tanta gente precisando de enfermeira particular em New Orleans, a personagem da Kate Hudson vai arrumar emprego justo com um casal de voodoozeiros.
Mais uma vez, não foi preciso sangue jorrando pra me impressionar. A grande sacada em A Chave Mestra é que só se você acreditar que o mal existe é que o mal pode te assombrar.
Eu não acredito em voodoo, no mal e nem que a Kate Hudson ia aceitar um empreguinho chumbrega de enfermeira particular para um casal estranho, mas depois de assistir o filme eu tive um belo dum pesadelo em que eu não conseguia mexer meu braço porque alguém (!?) estava controlando meus movimentos (!?!?!).


O Orfanato
Já que o tema desta lista é pesadelos, as crianças não poderiam ficar de fora (já que criança é um treco bem assustador). E se o filme é falado em espanhol aí que a coisa fica pior ainda.
Todo mundo já assistiu O Orfanato então nem vou ficar falando muito sobre a história.
O destaque fica para a cena em que a protagonista brinca de esconde-esconde com os fantasmas dos antigos internos do orfanato. Cada vez que ela vira as crianças se aproximam, mas quando ela olha elas permanecem parada. Essa cena me deu tanta agonia que eu desembestei a falar, o pessoal que estava comigo começou berrar me mandando calar a boca, e eu continuei falando e falando e o povo berrando. Uma baixaria. E um pesadelo na noite seguinte.

A Espinha do Diabo
Outro filme em espanhol com crianças, que se passa em um orfanato e é do Guillermo de Toro.
No meio da Guerra Civil Espanhola, o menino é largado num orfanato caindo aos pedaços e assustador, que é dirigido por uma aleijada e onde as crianças o recebem com hostilidade e violência. Como se não basta tudo isso, o menino (que tem uma sorte do caramba) é visitado por um fantasma de um dos internos do orfanato (tá certo falar “internos do orfanato”?) que foi brutalmente assassinado na instituição e implora por alívio para o seu tormento. Depois de um tempo o fantasma descobre que não quer alívio, quer vingança e ainda por cima fica alardeando sobre uma tragédia iminente.
A cena em que o moleque tenta pular uma janela e vira o pé fez meu estômago parar na nuca e minhas canelas gelarem.
Pesadelo na certa.

Super Xuxa Contra o Baixo Astral
Imagina A História sem Fim depois do ácido e você tem Super Xuxa Contra o Baixo Astral.
A mulher conversa, canta e dança com uma lagarta chamada Xixa. Precisa falar mais alguma coisa?

Mais do que pesadelos, esta porra causou problemas mentais em uma geração inteira.

E acho que para falar, cantar e fazer coreografia junto com uma lagarta só fazendo uso de drogas mesmo.
Mas a moral do filme é bonita: a lagarta Xixa vira borboleta e a Xuxa vence o baixo astral sem precisar tomar Valium, Prozac, Zolof ou qualquer outro medicamento.



E depois dessa tenhEmos todos ótimos sonhos.

2 comentários:

  1. sacanagem ro... história s/ fim é um dos meus filmes prediletos... é... vc vai me zuar, mas qdo eu era pirralho qria voar no dragão... rs

    agora de resto concordo c/ os q vi, mas eu citaria o "deixados para trás", isso me faz ter pesadelo até hj de tão escroto q é o filme é e pior ainda, as atuações... só no 3º filme, um ator se salva da mediocridade... mas só...

    já a xuxa... vc qria o q??? os pais q viram isso, deram a luz a geração q conhecmos por "coloridos" hj... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    mto foda o teu texto!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bacana as colocações dos fatos. Seu texto é tão bom que chega a ser comestível. Vou resumir em um único título o pior, mais nojento e mais aterrorizante filme: A gangue do machado.

    O filme é ruim e chegou a minha casa de uma forma catastrófica. Estava eu em uma locadora tentando encontrar um filme de guerra que fosse inédito, ao menos para mim, quando um amigo com um gosto rfinado por filmes me indicou não um filme de guerra, mas o "filme do ano".

    Me empolguei e fui logo gritando pelo corredor: o filme A gangue do machado é meu e ninguém tasca! Ainda peguei um filme chamado Soldados fantasmas (pensei que fantasmas não era no sentido literal, e sim se referia ao vazio que os combatentes deixavam para as famílias ao serem mortos em combate.), paguei na época uns dezoito reais, uma fortuna pelos fiascos.

    O considero aterrorizantemente pois fiquei tenso me perguntando o que de absurdo apareceria na próxima esquina do filme. É muito longo e nunca cheguei a assistir todo.

    Veja uma amostra da pérola, que foi indicado por um "amigo":

    http://www.youtube.com/watch?v=HWeiGBXZrOw


    PS: Com esse vídeo curto você irá rir, mas imagine coisas desse nível à pior durante mais de 02h:30min...

    ResponderExcluir