quarta-feira, 9 de maio de 2012

4 nomes de bandas inpirados em livros


  
AVISO:
Se você acha que todo musicista é um troglodita iNgnorante, você está prestes a quebrar a cara.

AVISO 2:
Não estou dizendo que não existem musicistas trogloditas e iNgnorantes. Eles existem, mas são minoria (e, como diria Peter Griffin, quanto antes você se convencer disto melhor para o nosso casamento).


Sem mais avisos, segue abaixo a impressionante lista com 4 (QUATRO!) bandas que têm nomes inspirados em livros (sim, a lista poderia ser muito mais extensa, mas bateu a preguiça de pesquisar então vou postar só as que eu já sabia).


MY CHEMICAL ROMANCE


Antes de transformarem o velório da Helena em videoclipe e de invocarem os Killjoys pra fazer barulho, Gerard Way e cia foram buscar inspiração para batizar a banda no livro de contos de Irvine Welsh “Ecstasy: Three Tales of Chemical Romance”.

Pra quem não sabe, Irvine Welsh é o autor de Trainspotting, que em 1996 foi adaptado para o cinema. Se você não assistiu Trainspotting... Bom, se você não assistiu Trainspotting eu não te respeito.



THE DOORS


“Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo se mostraria ao homem tal como é: infinito”.

A frase acima foi escrita pelo poeta e pintor inglês William Blake e faz parte de seu livro “O casamento do céu e do inferno”, de 1790. E foi também a frase acima que inspirou o inglês Aldous Huxley na hora de dar nome ao seu livro “As Portas da Percepção” em que o autor brisa sobre como o consumo de mescalina, LSD, longos períodos de jejum, de silêncio e isolamento e até autoflagelação podem abrir as “portas da percepção”.

Junte a espiritualidade de Blake e a brisa de Huxley e o resultado disto vai ser a inpiração para o nome da banda The Doors.

 Além do nome da banda ser inspirado no livro de Huxley (que por sua vez foi inspirado nos versos de Blake), reza a lenda que Morrison, também inspirado por Huxley, conferia a suas experiências com mescalina e ácido lisérgico um caráter de ritual inspirado no xamanismo.



STEPPENWOLF


Provavelmente você conhece a música Born to be Wild. Se você não conhece a música Born to be Wild... Bom, o Google/youtube ta aí pra resolver o seu problema.

Apesar de nascidos para serem selvagens (trocadilho infame), os caras da Steppenwolf não são trogloditas e foram buscar inspiração para o nome da banda em um dos livros do escritor alemão Hermann Hesse – Prêmio Nobel de Literatura em 1946.

Selvagens sim, incultos jamais.



SAVAGE GARDEN


"A mente de cada ser humano é um jardim selvagem"

Esta frase é do livro “O vampiro (e Sr Fodão) Lestat”. E esqueça o “Sr Fodão” que isso foi por minha conta. O fato é que o livro da Anne Rice serviu de inspiração para Darren Hayes batizar sua banda (de dois).

E tudo bem que a banda já acabou faz mais de uma década e que hoje em dia pop da década de 90 só presta pra queimar o filme, mas sou fã dos livros da Anne Rice e do vampiro (e Sr Fodão) Lestat e sua gangue de vampiros (afetados), por isso a banda entrou para esta “seleta” lista. 


2 comentários:

  1. se eu disser q eu gostava de uma baladinha do savage garden, vc vai zoar por qto tempo a minha vida???

    a historia do mcr eu conhecia, até pq desde o dia q te conhecei, sempre te ouvi falar disso e não foram poucas as vezes... hahahahahahahaha

    ok, doors, vc tem duvidas q o jim fazia mesmo o ritual???

    e stepenwolf... eu não fazia idéia mesmo... e a banda de whisk, vodka... ql o nome??? hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa, Rafa. TODO MUNDO C/ mais de 20 anos gostava de pelo menos uma baladinha do Savage Garden.

      Excluir